Xadrez
Dança
Capoeira
Karatê
Taiko
Rugby Touch

Plurilínguismo, interculturalismo e educação

O que é uma escola plurilíngue?

Um estabelecimento de ensino é considerado plurilíngue a partir do momento que os alunos vivem a experiência de línguas estrangeiras de forma intensa, com uma carga de estudo elevada além de várias disciplinas não linguísticas ministradas nesta língua estrangeira.

A interdisciplinaridade, que favorece os elos entre o idioma e as disciplinas, tais como a arte a ciência ou a matemática, é privilegiada.

As conexões cerebrais entre os neurônios que determinam a capacidade de falar uma outra língua, são estabelecidas no início da infância. Assim, é apoiando-se na afetividade e nas atividades diferenciadas, que essas conexões se desenvolverão de maneira importante desde a mais tenra idade.


Educação plurilíngue para crianças

No Lycée international français de São Paulo, todas as aulas são ministradas em francês com exceção das aulas de educação física e esportiva, português e música.

A maioria das auxiliares da educação infantil são bilíngues e se reportam às crianças tanto em português quanto em francês durante as atividades, enquanto a professora principal se dirige às crianças apenas em francês.

A estimulação de uma segunda língua favorecerá o aprendizado da leitura e da escrita nas duas línguas em questão.
 

Ensino Fundamental I plurilíngue

Após a imersão em lingua francesa na Educação Infantil, os alunos estão preparados para aprender a ler em francês e em português e podem receber as disciplinas exigidas pelo Ministério da Educação Brasileira (literatura, história e Geografia do Brasil em ambas as línguas).

As demais disciplinas continuam sendo ministradas em francês. 

As aulas de inglês começam no 2º ano (CE1), uma vez por semana, e aumentam gradativamente ao longo da escolaridade do aluno.

Nosso conceito de escola internacional plurilíngue que forma cidadãos do mundo foi destaque na reportagem do Jornal das 22h, da RIT TV! Confira a matéria!
 


Ensino Fundamental II e Médio

Nessa fase de estudos, os alunos são perfeitamente capazes de falar, de ler, de escrever, de calcular e de raciocinar em francês e em português.

As aulas de inglês, organizadas 3 vezes por semana, tornam o aluno cada vez mais capaz de interagir com o mundo.

No 7º Ano do Ensino Fundamental II, o Lycée international français de São Paulo oferece a possibilidade de aprender uma língua suplementar, e os alunos devem escolher entre a língua alemã e a espanhola..

Estes quatro idiomas acompanharão os alunos até o fim de seu curso. Eles poderão obter o atestado deste plurilínguismo através dos certificados reconhecidos internacionalmente:

  • DELF
  • GOETHE
  • DELE
  • CAMBRIDGE E CELPE-BRAS